Curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe” - 11 de julho e 1 de agosto - São Paulo -SP
O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, promoverá, de 11 de julho e 1 de agosto, o curso “Arte, cultura e contexto no mundo árabe – de Casablanca a Bagdá, uma introdução à região árabe”, com aulas do pesquisador e artista visual Gian Spina.
Mais informações e inscrições: clique aqui.
O curso terá início em Casablanca (Marrocos) e irá até Bagdá (Iraque), explorando os países que compõem a região e seus principais movimentos artísticos e momentos históricos. Os encontros começarão com uma introdução à geografia, história e identidades culturais da região, destacando as diferenças entre os países, seus marcos históricos e as questões contemporâneas..
A partir dessa base, abordaremos os eventos cruciais que moldaram a região, passando de país em país. O curso não se limitará à arte e cultura, mas também discutirá questões de colonização e política contemporânea. Entre os temas abordados estão:
– A Escola de Belas Artes de Casablanca, marco fundamental para a história da arte no – Marrocos e na região.
– O surrealismo egípcio e suas contribuições únicas.
– Os desdobramentos estéticos no pós-revolução na Argélia, como a música Raï.
– A arte Ba’ath na Síria
– Art moderna no Iraque.
– A geração artística da primeira Intifada na Palestina (New Vision Group).
– A península do Golfo e a arte contemporânea
O curso busca oferecer uma introdução abrangente à riqueza cultural e histórica de uma região que, muitas vezes, é associada apenas a guerras e conflitos de forma equivocada.
Além das aulas expositivas, que incluem a análise de obras e a leitura de textos, os encontros contarão com mostras de filmes e escutas de obras sonoras, proporcionando uma experiência rica e imersiva para os participantes.
Com Gian Spina, artista visual, escritor e pesquisador. De 2016 a 2024 morou entre a Palestina, Jordânia, Líbano e Egito onde desenvolveu filmes, textos e trabalhou na fundação de uma Escola de Artes em Alexandria, Egito. Ele explora temas como identidade, memória, migração e as intersecções entre arte, política e sociedade. Sua pesquisa explora temas como identidade, memória, migração e as intersecções entre arte, política e sociedade.
Crédito da foto: Gian Spina